Todos os produtos e serviços podem ser comprados nas seguintes moedas, que podem ser trocadas livremente: Euro, Dólar Australiano, Dólar Americano, Dólar de Hong Kong, Dólar Novo Zelandês, Dólar de Cingapura, Dólar Canadense, Yen Japonês, Krone Dinamarquês, Krone Norueguês, Krone Sueco, Libras Esterlinas, Francos Suíços, Rand Sul Africano. Contudo os donos de lojas e fornecedores de serviços, não são solicitados a aceitar moeda corrente estrangeira e lhes é permitido dar o troco em shekels mesmo tendo sido feito o pagamento em moeda estrangeira.
Turistas que paguem por produtos e serviços em moeda estrangeira estão isentos, em alguns casos, do VAT (Valor do Imposto Agregado). Além disso, alguns estabelecimentos em Israel são registrados no programa do Ministério do Turismo para reembolso do VAT a turistas. Estes comerciantes são solicitados a informar seus clientes deste acordo, e fornecer a eles uma nota fiscal que deve ser apresentada no seu ponto de partida de Israel juntamente com a compra em uma sacola lacrada. O VAT, descontada a comissão, será devovido na hora.Aqueles que estiverem saindo de Haifa, Ashdod ou Eilat terão seu VAT devolvido no endereço constante da nota fiscal. Se o montante a ser reembolsado exceder a $1.000, o mesmo será enviado depois que a nota fiscal for verificada pelas autoridades de impostos.
O valor mínimo de compras qualificado para o reembolso do VAT é de $100, incluindo VAT. Em Eilat, onde o VAT não é recolhido, o mínimo de compras para reembolso do VAT é de $200, incuindo o VAT. A venda de jóias cujo valor em shekels seja igual a $ 200, incuindo o VAT não será isenta.
A maioria dos cartões de crédito – American Express, Diners, Visa, Mastercard/Access/Eurocard – São amplamente aceito nos restaurantes, nas lojas, nos hotéis, museus etc.Isralenses.