Falafel – Um dos melhores pratos Israelenses vem da cozinha Árabe, e é comum encontrá-lo em quase todas as esquinas. É vendido em bancas /lojas de rápido atendimento a preços baixos. O Falafel é feito de bolinhas fritas de grão de bico e algumas especiarias. É vendido em pão de pita (pão sírio), um tipo de pão redondo, achatado, guarnecido com verduras e legumes frescos, tehina e humus, e às vezes com batata chips. Verduras e legumes em conserva e molhos picantes também podem ser acrescentados ao falafel e ao pão.O Falafel, apesar de ser vendido nas ruas, pode servir como uma refeição completa, satisfatória e nutritiva. Pergunte aos transeuntes, onde você pode encontrar um lugar que venda o melhor falafel ou simplesmente escolha o lugar que lhe pareça mais popular.
Shawarma – Este prato popular é compartilhado pelas cozinhas Árabe,Turca e Grega. Shawarma é a carne (carneiro ou peru) que é grelhada lentamente em um espeto giratório. A camada exterior da carne é retirada, e é servida no pão de pita ou no lafa, aonde as verduras e legumes frescos, o tehina, o humus, e as batatas chips são adicionados. Aqui, é habito comer este prato com uma variedade de legumes em conserva.
Humus – Todo Israelense amante do humus lhe dirá que o lugar onde ele come regularmente humus tem o melhor humus do mundo. O Humus é um alimento árabe feito de grão-de-bico, cozido e esmagado em um purê junto com tehina cru (pasta de gergelim). O Humus é servido geralmente com azeite, temperos e salsinha, e às vezes também com um ovo cozido, favas cozidas ou outros acompanhamentos. O Humus é comido junto com o pão de pita, ou como dizem em Hebraico, um prato de humus “deve ser limpo” com o pão do pita. Você pode também encontrar o humus enlatado nas cadeias de lojas. Entretanto, você não pode comparar o produto industrializado com o humus que é servido nos restaurantes populares especializados, onde o serviço é rápido e o local é sem cerimônias.